A EMPRESA

Como surgiu a marca

Nascida em Itanhém, extremo sul da Bahia, Nilma Ribeiro Nepomuceno é filha de fazendeiro e fabricante de cachaça. Filha caçula, ela e mais 10 irmãos ajudavam o pai, desde pequenos, na produção artesanal e sustento da família. Aos 18 anos, foi para Belo Horizonte, onde se encontravam alguns de seus irmãos que já trabalhavam com confecção. Aos poucos, foi vivenciando a produção e aprendendo com eles até chegar a ser funcionária de uma confecção de roupas. Lá, entrou como arremate – atividade principiante responsável por dar suporte às costureiras como retirar linha, pregar botão -, passou pelo setor de overlock – tipo de máquina de costura industrial que efetua simultaneamente a costura e o acabamento – e demais áreas da fabricação, quando, em dois anos, virou chefe de corte. Chegou a trabalhar no escritório, cuidando da área administrativa da empresa, e após acumular aprendizados e experiências em todos os setores de uma fábrica de confecção teve a oportunidade de virar sócia de uma outra empresa, a convite de uma amiga da irmã. Permaneceu lá por dois anos, quando seu pai adoeceu e se viu na obrigação, como única filha solteira e a mais nova de onze irmãos, de largar tudo para cuidar da saúde dele. Desmanchou a sociedade e, após dois anos, seu pai acabou falecendo, quando se viu na necessidade de recomeçar.

Ainda em Belo Horizonte, comprou uma máquina e aproveitou os ensinamentos adquiridos no corte e na costura para começar a produzir sozinha em casa. No início, atendia aos pedidos de vizinhos e amigos mais próximos. Foi crescendo aos poucos até que começou a participar de feiras hippies e abriu uma pronta-entrega, onde começou a desenvolver peças em maiores quantidades. Acabou engravidando do seu primeiro filho, Clovis Júnior, e, mais uma vez, teve que interromper a produção, fechando a pronta-entrega. Entre os cuidados com o primogênito e o sonho de manter a sua produção, retornou com a fabricação ainda dentro de casa. Três anos depois teve mais um filho, dessa vez uma menina, Luisa [nome que batizou, posteriormente, a sua marca] e, a pedido do marido, acabou se mudando com toda a família para a cidade natal dele, Itinga, no distrito de Taquaral de Minas, no Vale do Jequitinhonha, estado de Minas Gerais.

Sempre pensando no bem-estar dos filhos e na união da família, Nilma achou que na nova cidade não conseguiria dar continuidade à fabricação. “Todos diziam que era uma terra de muita miséria e quando cheguei lá vi que era uma terra de muitas oportunidades, de pessoas criativas, habilidosas e que aprendiam as coisas com muita facilidade”, lembra. Como sempre teve a facilidade de ensinar às pessoas, Nilma começou a treinar costureiras para trabalhar com ela. Passou a vender na região, de porta em porta e, aos poucos, conseguiu abrir seu próprio galpão, que mantém até hoje, dando origem à sua marca Luisa Ribeiro.

 

Presença no Mercado

Há 18 anos, a marca de roupas feminina Luisa Ribeiro se consolidou no mercado pela sua referência e qualidade dos produtos, com peças leves, bom caimento, preços acessíveis de fabricante e que atendem a todos os gostos das brasileiras.

Situada e estabilizada em Itinga, Nilma está presente com a sua marca Luisa Ribeiro nos principais centros comerciais e varejistas do Brasil, principalmente no Nordeste, e possui uma rede de clientes e atacadistas em todo o território nacional.  “Salvador, Vale do Aço e Vale do Mucuri, além do Estado de Minas Gerais como um todo, são regiões que nos acolheram muito bem e que estamos sempre presentes com nossas peças através de feiras de moda e pronta-entrega”, afirma.

Atualmente, possui um escritório e um galpão de 100 metros quadrados, com duas costureiras internas, além de mais 5 costureiras externas prestadoras de serviço, totalizando uma produção de cerca de duas mil peças por mês. Vende no atacado para lojas, além do varejo e através das feiras de pronta-entrega espalhadas pelo país. “Nosso objetivo é levar os produtos a um público maior, tanto para o consumidor final quanto para os revendedores, com preço de fabricante”, afirma. Além disso, Nilma realiza venda à distância para todo o Brasil através de pedidos enviados pelos Correios. “Esse também é um canal que vale muito a pena para o revendedor, pois o frete sai em conta, independente da quantidade de peças, já que nossos preços são ainda mais baratos do que outros fornecedores”, conta Nilma.